segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Redação de Vestibular



Ante ao computador, os jovens apresentam grande facilidade na criação de frases e parágrafos para a comunicação. Porém, na hora em que se deparam com um tema proposto de redação e a necessidade de utilizar um vocabulário adequado, e de defender um ponto de vista, unindo-se a pressão das provas de vestibulares, a prova de redação se torna um bicho-de-sete-cabeças.

A dificuldade e o bloqueio em organizar as idéias, e a insegurança de se expor através da escrita, se transforma em medo.
Não há tantos segredos, como imagina os estudantes, em se construir uma redação. A produção de um bom texto requer um conhecimento da língua, criatividade e capacidade de argumentar, assim exigindo uma boa carga de leitura.
É a falta de leitura que torna o aluno inseguro. E é ela também que ajuda na construção do texto, na organização das idéias e principalmente na coerência.
Observando redações de vestibulandos, a falta de lógica e o desconhecimento do assunto, são os principais problemas encontrados, assim como as idéias absurdas e os erros de ortografia e concordância.

Na maioria dos vestibulares são analisados nas provas de redação, alguns pontos como o domínio da norma culta da língua escrita, levando em consideração principalmente a pontuação, pois é algo que pode diferenciar no sentido do texto. Outro aspecto é a compreensão do tema proposto, lembrando que o texto deve ser escrito em prosa, ou seja, texto em forma de parágrafo.
Na redação não é necessário apenas expressar opiniões ou argumentos, mas também apresentar uma interpretação para a situação-problema. É preciso ainda utilizar um vocabulário adequado, e isso não significa dizer que se deve usar palavras rebuscadas só para impressionar a banca de correção. Sem contar, na organização da escrita, é indispensável uma letra legível, e um texto sem rasuras e borrões.
Dessa forma, complexa ou não, a prova de redação é indispensável para o acesso as Universidades, e não existe fórmulas ou receitas, mas certeza da necessidade de muita leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário